quinta-feira, 25 de março de 2021

PREFEITURA DE BREJINHO LICITA QUASE 1 MILHÃO DE REAIS EM ALIMENTOS EM QUANTIDADES ABUNDANTES

 


Uma licitação feita pela Prefeitura Municipal de Brejinho está dando o que falar, isto porque estão sendo licitados quantidades abundantes de alimentos perecíveis e não perecíveis além de itens que não são considerados essenciais na alimentação diária dos servidores públicos. Neste processo licitatório, que você verá logo abaixo, a prefeitura pagará por itens como 500 biscoitos recheados, 3.500 biscoito doces, 4.000 biscoitos salgados, 4.000 farinhas de milho, 2.500 cremes de leite, 8.000 quilos de frango, 2.000 quilos de filé de peito, 500 farinha láctea dentre outros.

É até importante pensar, em porque itens como esse estão sendo comprados em tempos de pandemia, onde alguns servidores trabalham em regime de home office, jornada de trabalho reduzida e escolas com aulas interrompidas presencialmente.

As empresas ganhadoras da licitação são a empresa ANTONIO OLIVEIRA SALES que recebeu R$427.825,90 (Quatrocentos e Vinte e Sete Mil Oitocentos e Vinte e Cinco Reais e Noventa Centavos), a empresa TATIANA DE OLIVEIRA SOBRAL que recebeu R$257.340,00 (Duzentos e Cinquenta e Sete Mil Trezentos e Quarenta Reais), HERMES FERREIRA DA SILVA MERCADINHO que recebeu R$44.550,00 (Quarenta e Quatro Mil Quinhentos e Cinquenta Reais) e a empresa ESPEDITO ROMARIO RODRIGUES DE LUCENA que recebeu R$82.150,00 (Oitenta e Dois Mil Cento e Cinquenta Reais).

O valor total da licitação dos alimentos fica no valor de R$ 811.865,90 (Oitocentos e Onze Mil Oitocentos e Sessenta e Cinco Reais e Noventa Centavos).














terça-feira, 23 de março de 2021

PREFEITURA DE BREJINHO PERDE NOVA LIMINAR NO CASO BASTINHO


A prefeitura perdeu mais uma liminar no caso Bastinho. Havia um pedido de reconsideração apresentado pela Prefeitura de Brejinho para a juíza Dra. Daniela Rocha Gomes, em 06 de março de 2021, onde foi decidido que estava proibida qualquer ação da Prefeitura no imóvel de Bastinho, assim como todos os bens deveriam ser restituídos sob pena de multa de R$500 por dia. Em nova decisão, o juíz substituto Carlos Henrique Rossi, indefere novo pedido de reconsideração no caso e mantém a decisão anterior, ou seja o sr. Bastinho continua em seu barraco e o secretário de obras terá que ir procurar um novo serviço  que não seja desocupar barracos. Abaixo você confere o documento da decisão proferida.



segunda-feira, 22 de março de 2021

TCE APONTA FRAUDE DE R$ 667.000 EM SÃO JOSÉ DO EGITO

Uma auditoria especial do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aponta irregularidades na locação de um trator de esteira feita pela Prefeitura de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, entre 2017 e 2020. O processo nº 21100006-1 tem como relator o conselheiro Marcos Coelho Loreto. O relatório assinado pelo analista Walter Maranhão Filho foi emitido em 22 de janeiro deste ano e mostra que houve o pagamento de R$ 667.602,00, acima do valor contratado (R$ 552 mil).

O documento atesta que a Prefeitura prorrogou contratos “sem respaldo legal”, desrespeitou “normas legais de benefício às micro e pequenas empresas”, fez “exigência ilegal para os licitantes comprovarem capacidade de desempenho para serviço comum”, prejudicou a competitividade da licitação, além de haver “indícios relevantes de inexecução dos serviços contratados”, entre outros pontos.

O relatório responsabiliza diretamente sete pessoas, entre elas: o prefeito Evandro Valadares (PSB), o então secretário de Infraestrutura, Armando Valadares, e o pregoeiro da época, Augusto Valadares (DEM), atualmente prefeito de Ouro Velho, na Paraíba.

“O contrato com a empresa A DA S PEREIRA EIRELI foi assinado em 05 de maio de 2017 com prazo de 12 meses e preço total de R$ 138.000,00, contudo é estranho que a cláusula terceira da avença já tenha estabelecido o valor mensal de R$ 11.500,00 em 12 parcelas como se em cada mês o trator de esteira fosse demandado para serviços com igual número de horas. Ressalte-se que uma das irregularidades do projeto básico foi a ausência de indicação dos locais e do levantamento topográfico para quantificação do número de horas necessário para cada intervenção”, apontou o analista do TCE-PE.

Walter Maranhão Filho destaca, ainda, que houve má gerência dos recursos públicos: “Logo, como poderia o contrato estipular que em todos os meses seriam consumidas sempre a mesma quantidade de horas. Isso já é um indicativo de malversação dos recursos públicos. Os aditivos ao contrato inclusive reforçam o desejo da administração de realizar o máximo de gasto possível com esse tipo de serviço de difícil mensuração posterior.”

De acordo com o relatório, em maio de 2018, 2019 e 2020, foram feitos três aditivos, que estenderam o prazo por 12 meses. Anualmente, os valores atingiam R$ 138 mil. Outro aspecto evidenciado pela auditoria é que a empresa contratada, A DA S PEREIRA EIRELI, “ficou na terceira colocação, sendo beneficiada com a desclassificação arbitrária das outras duas concorrentes.”

Empresa mantém contratos milionários com Prefeitura de São José do Egito

Ainda segundo a auditoria, a companhia contratada na locação do trator já “recebeu R$ 17.026.078,69 (dezessete milhões e vinte e seis mil e setenta e oito reais e sessenta e nove centavos) em contratos com a administração pública, possui capital social de R$ 200.000,00 e no seu balanço patrimonial há somente ativo circulante sem ativo imobilizado, embora a empresa fature todo esse montante com o aluguel de máquinas e equipamentos para a administração pública”.

O analista do TCE-PE conclui o relatório indicando que os responsáveis restituam o valor de R$ 667.602,00 e que haja a “declaração de inindoneidade” deles. “Há indícios de que os agentes públicos atuaram em conluio de forma a beneficiar um concorrente em detrimento dos demais, com desclassificações de concorrentes ilegais, com prorrogações e aditivos indevidos ao contrato, gerando inclusive prejuízo para a administração pública no momento da execução do contrato”, finaliza.

 

domingo, 21 de março de 2021

DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA DO PSB ENVIA RECURSOS PARA BREJINHO




 O excelentíssimo Deputado Federal Gonzaga Patriota enviou recursos de emendas para a cidade de Brejinho. A ordem dos recursos soma-se o valor de R$ 308.000,00(trezentos e oito mil reais), que serão destinados para aquisição de uma retroescavadeira para o município, que foi solicitada pelo grupo do PSB(40) de Brejinho, e a construção de uma Academia da Saúde no povoado de Lagoinha, solicitado pelo Vereador Ronaldo Delfino. O Blog teve acesso a uma tabela(abaixo) com todos os recursos enviados para Brejinho, oriundos do Deputado Gonzaga Patriota desde o ano de 2011 até o ano de 2021, nas gestões do ex-prefeito José Vanderlei, Tânia Maria e do atual prefeito Gilson Bento. Em contato com o Blog, o PSB(40) de Brejinho, diz que estará fiscalizando a atual gestão para a aplicação de tais recursos.



quinta-feira, 18 de março de 2021

BREJINHO ESTÁ COM INÍCIO DE SURTO DE DENGUE, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A SAÚDE DO MUNICÍPIO?

O que está acontecendo com a saúde do município de Brejinho?

A cidade de Brejinho está com início de surto de Dengue. Como se já não bastasse a Pandemia do COVID-19, os brejinhenses agora terão que se preocupar com mais um inimigo a espreita. Nos índices do LIRAa/LIA que é o levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti, onde são observados os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais os criadouros predominantes, a cidade de Brejinho está em 6,8%, onde o índice considerado satisfatório é 1%, indicando início de surto. Vai um alerta para a população brejinhense para que tomem todas as medidas, para não deixar água parada e não haver proliferação do Aedes aegypty e também é esperado uma maior competência da secretaria de saúde do município para que tomem as rédeas para direcionar as ações para combater mais este mal.

segunda-feira, 15 de março de 2021

SAI HOJE O ANUNCIO SE TODO ESTADO DE PERNAMBUCO ENTRA OU NÃO EM LOCKDOWN


Um anuncio relativo as medidas restritivas no Estado de Pernambuco deve ser feito ainda hoje. Especialistas e fontes internas dão como certo um Lockdown em Pernambuco, isso porque os leitos do estado encontram-se quase todos ocupados. É descartada qualquer possibilidade de medidas mais brandas, portanto no anuncio feito pelo governador Paulo Câmara, é dado como certo a prorrogação das atuais medidas restritivas ou então o endurecimento para tentar conter o avanço do coronavírus no estado. Está em vigor no estado, desde o dia 3 e até 17 de março – próxima quarta-feira, a determinação para que apenas as atividades funcionem aos sábados e domingos (o dia inteiro) e entre as 20h e 5h nos dias úteis. Nos finais de semana, apenas serviços essenciais podem funcionar, e parques, clubes e praias são fechados aos sábados e domingos. De segunda a sexta, entre 20h e 5h, apenas serviços essenciais poderão funcionar, como hospitais, padarias, supermercados, farmácias, depósitos de água e gás, postos de gasolina, serviços de telefonia e de segurança, por exemplo. Em pronunciamento no sábado, o governador Paulo Câmara alertou que “se a situação continuar se agravando, teremos medidas restritivas mais duras nos próximos dias”.

domingo, 14 de março de 2021

VALOR DE FACHADA DA PREFEITURA DE BREJINHO IMPRESSIONA

 


O valor do empenho da fachada da prefeitura de Brejinho anda impressionando a todos os cidadãos, isso porque no portal da transparência consta um valor de (pasmem) R$ 10.050,00 (dez mil e cinquenta reais) para uma fachada que é composta por um adesivo verde e uma placa com a logomarca da prefeitura de Brejinho. É importante também destacar que o empenho está na data de 04/02/21, mas é curioso relembrar que a fachada foi inserida no dia da posse do prefeito, em momento que o prefeito sequer tinha entrado na prefeitura, até era imaginado que havia sido uma doação, quando na verdade agora que veio sair a nota desta fachada com uma data tardia. Curioso não acham?

sexta-feira, 12 de março de 2021

POPULAÇÃO DE BREJINHO PEDE SOCORRO COM POSTES APAGADOS



Que a cidade de Brejinho está um verdadeiro caos desde o dia 1º de Janeiro de 2021 não é novidade para ninguém mas tudo tem limite. Ninguém ainda entendeu porque os postes de iluminação pública estão todos apagados, e aí vai o alerta: Não perceberam que isso é o maior perigo ao facilitar a prática de assaltos ou pior de assassinatos e estupros em ruas assim tão escuras? O que está acontecendo com o dinheiro pago todo mês pela população brejinhense que vai para a taxa de iluminação pública? Como ainda não se tem respostas, o Blog finaliza a matéria como um pedido de apelo para que o prefeito Gilson Bento reveja as suas prioridades na gestão e inclua a iluminação pública como uma urgência para ser resolvida o quanto antes. Estas fotos da matéria foram tiradas no beco por trás da Pizzaria Brejinhense.